NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

UNESCO celebra o Dia Mundial do Esporte Universitário

por NDU Comunicação | 2017-09-20
UNESCO celebra o Dia Mundial do Esporte Universitário

São Paulo (SP) - A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) celebra nesta quarta-feria (20) o Dia Internacional do Esporte Universitário. A data comemorativa tem como objetivo ressaltar a importância da difusão do esporte nas universidades visando a evolução da qualidade de vida dos jovens pelo mundo e a propagação dos valores do esporte.

Em comunicado oficial, a secretária geral da UNESCO, Irina Bokova, destacou a importância da celebração da data. "O esporte universitário é uma peça essencial que fomenta a harmonia entre corpo e mente e permite o surgimento de novos campeões transmitindo valores como a solidariedade, disciplina e união, que trazem grandes benefícios sociais. Nesta data, queremos reafirmar o compromisso da UNESCO a favor do crescimento pessoal e coletivo por meio do esporte atrelado à educação, em prol da difusão de uma verdadeira cultura esportiva que consideramos um dos aspectos da cultura de paz".

A missão do NDU

Considerado uma das maiores entidades universitárias do Brasil, com mais de 7 mil participantes, o Novo Desporto Universitário aproveita a data para agradecer os atletas, técnicos, atléticas, colaboradores, universidades e apoiadores que acreditam e apostam no esporte como ferramenta de transformação social.

A missão do NDU está alinhada com os valores propostos pela UNESCO e visa a construção de uma nova imagem para o esporte universitário, vinculando valores acadêmicos (das diversas áreas do conhecimento), éticos (na busca pela melhoria nas relações humanas) e do olimpismo moderno. Através do esporte, ser uma das ferramentas de formação humana, cultivando valores e atitudes fundamentais à construção do cidadão consciente de seu papel na sociedade brasileira.

Sobre o NDU

Criado em 2010, o Novo Desporto Universitário reúne grandes lideranças representativas do esporte universitário do Estado de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento.

O formato de gestão do NDU conta com a participação das entidades associadas em todos os processos do campeonato. Em sistema de voto democrático, os associados ativos são os principais protagonistas da entidade, objetivando atender os anseios de nosso maior patrimônio: atletas, técnicos e dirigentes.

O NDU tem o apoio das prefeituras municipais de Osasco, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul .