NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

Segunda edição do Curso de Emergências no Esporte reúne 130 pessoas na FMUSP

por NDU Comunicação | 2017-08-07
Segunda edição do Curso de Emergências no Esporte reúne 130 pessoas na FMUSP

São Paulo (SP) - Visando capacitar técnicos, árbitros e atletas na prestação de primeiros socorros, o Novo Desporto Universitário e a Faculdade de Medicina da USP promoveram a segunda edição do curso de emergências no esporte no último sábado. O evento foi dividido em duas turmas e contou com a presença de 130 participantes.

As aulas abordaram situações de emergências clínicas e traumáticas que podem ocorrer em eventos esportivos, com enfoque em Suporte Básico de Vida (BLS). A partir de 2018, todos os treinadores do NDU deverão ter o certificado do curso ou equivalente para estarem aptos a dirigir as equipes.

Promovido por uma parceria entre o NDU, o Instituto de Ortopedia (IOT), o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP e a American Heart Association (AHA), o curso contou com a presença de médicos assistentes e residentes desses renomados Institutos, que ministraram aulas teóricas e práticas.

Para Dante Raglione, coordenador da área médica do NDU e um dos palestrantes, a iniciativa é inovadora e de extrema importância para os participantes. "O trabalho da equipe médica do NDU visa proporcionar a maior segurança possível aos atletas não só em situações de jogo, mas também nos treinos e situações cotidianas. Este curso é mais um passo importante para o esporte universitário, pois estamos capacitando as pessoas para agir em situações de emergência", revelou Dante.

Para a Doutora Natali Giannetti, médica coordenadora do Centro de Emergências Cardiovasculares do InCor, o curso pode trazer um ambiente mais seguro ao NDU. "Esse curso é um sensibilizador para mostrar às pessoas leigas que os primeiros socorros e compressões cardíacas, quando bem aplicados, podem salvar vidas e evitar grandes sequelas", pontuou a Dra. Natali.

Além de contar com as palestras da Dra Natali Gianetti e do Dr. Dante Raglione, o Curso de Emergências no Esporte também contou com as aulas do Dr. Henrique Haussauer Júnior, Dr. Marcos Barros e Dr. Rodrigo Brochetto Ferreira.

Alunos aprovam o Curso

A iniciativa foi aprovada pela comunidade esportiva universitária que participou das aulas. Ricardo Ricupero, técnico de handebol das Belas Artes elogiou as atividades. "A parte prática da compressão cardiáca nos bonecos e a utilizacão do desfibrilador (DEA) foram experiências válidas para nos preparar a lidar com situações de emergência em nosso dia-a-dia".

Outro treinador que aprovou a iniciativa do Novo Desporto Universitário foi Ricardo Carvalho, técnico de basquete da ECA USP. "O curso é importante para capacitar os participantes do NDU a aplicar os primeiros socorros de forma profissional e efetiva, sem desespero. Já havia participado de um curso semelhante na minha época de estudante e essa oportunidade foi boa para atualizar os conhecimentos".

 Michele Yamashida, estudante e atleta da Engenharia São Judas também elogiou as atividades. "Esta iniciativa é muito importante pois não é apenas no esporte que as emergências ocorrem e agora estamos treinados para lidar com essas situações".

Além de ministrar novos cursos de capacitação para emergências, o NDU tomará outras medidas visando a prevenção de acidentes como: a instalação de DEAs (desfibriladores) nas instalações esportivas, parcerias com clubes e prefeituras para suporte avançado de vida, instituição de questionário preventivo (PAR-Q) à inscrição dos atletas já em 2018, além de parcerias com institutos hospitalares para diagnóstico e tratamento de atletas que necessitem de segmento médico ou de outros profissionais da saúde.

A junta médica do NDU será o órgão responsável em orientar a comunidade sobre todas as medidas preventivas e a forma de condução de possíveis intercorrências.

Sobre o NDU

Criado em 2010, o Novo Desporto Universitário reúne grandes lideranças representativas do esporte universitário do Estado de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento.

O formato de gestão do NDU conta com a participação das entidades associadas em todos os processos do campeonato. Em sistema de voto democrático, os associados ativos são os principais protagonistas da entidade, objetivando atender os anseios de nosso maior patrimônio: atletas, técnicos e dirigentes.

O NDU tem o apoio das prefeituras municipais de Osasco, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.