NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

NDU quebra recorde de participantes no segundo semestre de 2017

por NDU Comunicação | 2017-08-31
NDU quebra recorde de participantes no segundo semestre de 2017

São Paulo (SP) - O Novo Desporto Universitário encerrou as inscrições para as disputas do segundo semestre de 2017 na última terça-feira celebrando um novo recorde:  340 equipes entrarão em quadra nos próximos meses paras as disputas no Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei nos naipes feminino e masculino. Entre as modalidades disputadas no NDU, também está o campeonato anual de Futebol de Campo Masculino.

\r\n

Em reunião ordinária realizada na noite da última terça-feira (18) no Auditório da UNIP Bacelar, em São Paulo, a entidade confirmou as equipes participantes e promoveu debates com os representantes das Atléticas para definição democrática do calendário e regulamento geral. Mais de 200 pessoas compareceram ao encontro, reforçando o compromisso da entidade com a gestão participativa dos atletas na realização do evento.

\r\n

 NDU colhe os frutos

\r\n

Para o fundador do NDU, Ricardo Bochicchio, os números mostram o sucesso da fórmula adotada na criação da entidade, baseada em pilares como: gestão democrática, administração compartilhada e excelência na estrutura da competição, gerando experiência semelhante à do esporte de alto rendimento (ginásios, arbitragem e corpo técnico).

\r\n

\"Apresentamos crescimento nos 8 anos desde nossa fundação. Nunca tivemos sequer um decréscimo nas equipes participantes, tanto em número de instituições de ensino, quanto de times inscritos\" revela Ricardo. \"As atléticas entenderam e abraçaram nossa proposta, migrando de outros torneios para o NDU, o que  gerou o aumento da competitividade nas modalidades. Hoje o NDU é a competição que de fato determina quem é o campeão paulista universitário do Estado.\"

\r\n

Chave Feminina no Basquete : a maior do Brasil!

\r\n

A modalidade que apresentou o maior crescimento nas participações comparadas ao semestre passado foi o Basquete Feminino. Com 30 equipes inscritas, a chave das meninas cresceu 50% e elevou o NDU ao posto de maior torneio do Brasil na modalidade, considerando o número de times inscritos. O Basquete Masculino também apresentou crescimento de equipes participantes e terá 41 times em ação.

\r\n

Mackenzie de volta

\r\n

Outro fato importante a ser destacado no segundo semestre de 2017 é o retorno do Mackenzie ao evento. Com 4, das 22 Atléticas fundadoras da entidade no ano de 2010, os cursos do Mackenzie não participavam do Novo Desporto Universitário desde 2012 e retornou às disputas com 17 equipes de 4 cursos. Caberá aos alunos das Atléticas LEP, Direito, Economia e Tecnologia Mackenzie a missão de trazer a Universidade de volta às primeiras divisões do NDU.
\r\n
\r\nIES presentes em todas as modalidades - a força das Ligas

\r\n

ESPM, Cásper Líbero, Federal do ABC, FEI, GV e INSPER também merecem destaque, por serem Instituições de Ensino Superior que representam mais de um curso a contar com a mesma Atlética representadas em todas as nove chaves em disputa no segundo semestre de 2017. 

\r\n

Sobre o NDU

\r\n

Criado em 2010, o Novo Desporto Universitário reúne grandes lideranças representativas do esporte universitário do Estado de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento.

\r\n

O formato de gestão do NDU conta com a participação das entidades associadas em todos os processos do campeonato. Em sistema de voto democrático, os associados ativos são os principais protagonistas da entidade, objetivando atender os anseios de nosso maior patrimônio: atletas, técnicos e dirigentes.

\r\n

O NDU tem o apoio das prefeituras municipais de Osasco, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul .