NDU - Novo Desporto Universitário

Presidente

Nascido na capital de São Paulo, Ricardo Bochicchio, 40 anos, é professor e administrador esportivo há 15 anos. Com formação nas áreas de marketing, tecnologia e administração esportiva, possui grande experiência no segmento esportivo - universitário e de alto rendimento - dirigindo diversas equipes ao longo de sua trajetória profissional.

No final da década de 80, iniciou sua trajetória esportiva no voleibol, atuando nas categorias de base do Esporte Clube Banespa. Foi neste período que iniciou sua visão esportiva, apesar da pouca idade, observando todas as circunstâncias vivenciadas por atletas e técnicos e desenvolvendo atitudes para a melhoria do desporto. Neste momento, descobre a importância de aliar estudos e esporte para sua formação integral, sendo selecionado pelo Colégio Augusto Laranja como atleta bolsista, conquistando diversos títulos, também na esfera escolar. Preocupado com sua formação técnica e acadêmica, encerra sua carreira como atleta em São Caetano do Sul para dar início as suas atividades de gestão no desporto.

No início da década passada, liderou o desenvolvimento da política esportiva entre clube, prefeitura e universidade. A frente das atividades técnico-desportivas da Universidade Paulista, apostou no modelo vencedor de parcerias citadas acima, conquistando títulos estaduais, nacionais e internacionais. Fortaleceu a imagem do desporto universitário junto a importantes entidades e dirigentes do esporte brasileiro, trabalhando incansavelmente para a profissionalização do segmento. De forma pragmática, dedica seu tempo e profissionalismo de forma voluntária, acreditando que as entidades devem ser presididas por pessoas competentes e que não precisem de remuneração por suas atividades. Acredita que neste formato é possível resgatar a essência do olimpismo em território nacional.

Com a criação do NDU em 2010, Ricardo Bochicchio foi eleito o primeiro presidente da entidade por aclamação dos fundadores.