NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

Rodada do título no campeonato de handebol

por NDU Comunicação | 2017-05-09
Rodada do título no campeonato de handebol

            Mais uma modalidade chega ao seu final de semana\r\ndecisivo, e ninguém quer deixar o título escapar. No dia 27 de novembro\r\n(domingo), o ginásio EDA, em São Caetano do Sul, será a casa das decisões de\r\nhandebol do Novo Desporto Universitário, tanto do naipe feminino quanto do\r\nmasculino.

\r\n

            Na série A do campeonato feminino, um clima de revanche\r\nestá no ar. Medicina USP e ESPM repetem a final do semestre passado no EDA, às\r\n10h da manhã. No último encontro, em junho deste ano, as duas equipes travaram\r\numa batalha pelo título. Com um jogo cheio de altos e baixos de ambos os lados,\r\na Medicina USP conseguiu melhorar na parte final da partida e definir melhor os\r\nataques quando tinha a posse, vencendo por 21 a 20.

\r\n

            Com 100% de aproveitamento nos oito jogos do semestre, a\r\nESPM chega à essa final motivada por sua ótima campanha. “Vamos pra esse jogo\r\ncom muita vontade e confiança. Sabemos dos méritos da Medicina USP e estamos\r\nprontas para enfrentá-las novamente. Como no semestre passado, batalhamos muito\r\ndesde o começo para chegar nessa final, mas desta vez chegamos com mais força ainda\r\ne, mais unidas do que nunca, vamos com tudo pra fechar o ano com o ouro!” disse\r\nLuciana Wolosker, meia-esquerda da ESPM.

\r\n

            Neste semestre, a equipe da Medicina USP também venceu\r\ntodos os jogos que disputou – eliminando Direito PUC, FEI e Medicina Santa Casa\r\nnos playoffs. Apesar de alguns desfalques de última hora, a equipe conta com sua\r\nexperiência no handebol universitário para sair do EDA com a vitória. As\r\nmulticampeãs chegam em boa fase – mais uma vez – para buscar outro título no\r\nNDU. “O plano é manter uma boa defesa, uma vez que a ESPM tem um ataque forte e\r\nbem estruturado. Apostamos em nosso contra-ataque, e nós temos um físico bom\r\npara aguentar o jogo e ao mesmo tempo não decepcionar na defesa. Com certeza,\r\nserá uma partida decidida em detalhes” declarou Alana Caselato, meia esquerda\r\nda Medicina USP e artilheira da série A no primeiro semestre.

\r\n

            Pela série A do campeonato masculino de handebol, um\r\nclássico uspiano decidirá o campeão do semestre. Politécnica e EEFE se\r\nenfrentam no ginásio EDA, domingo às 14h. As duas possuem os melhores ataques e\r\nas defesas menos vazadas da competição, o que torna o jogo totalmente\r\nimprevisível antes do apito inicial. “Jogos que opõe bons ataques contra boas\r\ndefesas são sempre interessantes, mas vale destacar que o ataque da Poli também\r\né muito forte. Nós atacamos bem, porém a agressividade da defesa da EEFE é\r\nimportantíssima: muitos de nossos gols são oriundos de inversões de posse\r\nforçadas por nossa defesa e um contra ataque bem organizado. Acho que nossa\r\nprincipal proposta reside aí: um ataque \"posicionado\", organizado e\r\ncom baixos índices de turnovers, associada à uma defesa que visa a bola o tempo\r\ninteiro” analisou Mateus Bizetti, pivô da EEFE que é chamado de Campineiro por\r\nseus companheiros.

\r\n

            A Poli fez uma campanha irretocável até o momento, com\r\n100% de aproveitamento e eliminando Medicina Uninove nas quartas de final e\r\nMedicina Santa Casa na semifinal. “No decorrer do ano nossa equipe ganhou muito\r\nentrosamento, o que até justifica nossa melhora no 2º semestre. Independente do\r\njogo, sempre deixamos tudo que temos em quadra, e talvez esse seja um dos\r\nmotivos que nos trouxe até aqui. Por se tratar de uma final do campeonato de\r\nmaior relevância no cenário universitário do estado contra uma rival da\r\nUSP,  nossa equipe está ainda mais focada\r\npara enfrentar a EEFE e conseguir trazer o título para a nossa Escola” falou o\r\ndiretor do handebol masculino da Poli, Pedro Brigide.

\r\n

            Na série B masculina, os protagonistas do jogo pela\r\nmedalha de ouro serão Medicina ABC e ESPM, que se enfrentam às 16h no EDA.\r\nAmbas as equipes perderam apenas uma vez nesse semestre, e chegaram à essa\r\nfinal com muito suor. No clássico do ABC, entre Medicina ABC e Federal ABC, as\r\nemoções foram até o final. A semifinal foi definida por uma posse de bola (18 a\r\n17), e a Medicina ABC garantiu sua vaga na final. Já a ESPM, enfrentou a equipe\r\ndo Direito USP nas quartas de final e também venceu por apenas uma bola (24 a\r\n23). Posteriormente, eliminou a Comunicação Anhembi na semifinal e se garantiu\r\nna final.

\r\n

            Outro clássico uspiano vai definir mais um campeão do\r\nNDU. EEFE-USP e Direito USP se enfrentam domingo, na quadra da Medicina USP às\r\n9h da manhã, pelo título da série B do campeonato feminino. As duas equipes\r\ncomeçaram o semestre com certa irregularidade, e perderam alguns pontos\r\npreciosos na fase de grupos. Depois de serem eliminadas na primeira rodada dos\r\nplayoffs da série A, tiveram outra chance na série B. A EEFE eliminou Medicina\r\nJundiaí e Mauá, enquanto Direito USP eliminou ECA USP e sua rival dos jogos\r\njurídicos, Direito PUC.